MYRCIARIA GUAQUIEA

 

FAMILIA DAS MYRTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. SENDO ASSIM, PODERÁ COLABORAR COM O PROJETO ADQUIRINDO: NOSSAS SEMENTESNOSSAS MUDAS OU NOSSAS PUBLICAÇÕES: GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

FRUTOS

FRUTOS POLPA E SEMENTES

ARVORE

FLORES

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: GUAIQUICA vem do Tupi, e significa “Fruta de cuíca”, a cuíca é um pequeno animal marsupial, endêmico da mata atlântica e com nome cientifico Marmosops paulensisTambém é chamada de Cabeludinha da praia, Fruta de Cuíca e Ibá-cuíca.

 

Origem: Nativa e endêmica do Brasil, ocorrendo ne restinga, floresta ombrofica, floresta semidecidual e caatinga, presentes nos estados da Bahia e Rio de Janeiro, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Myrciaria_guaquiea

 

ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS E SE INSCREVA NO CANAL ACESSANDO O LINK:

 

Características: Arvoreta ramificada de 2 a 5 m de altura, com tronco ramificado em vários galhos desde a base. O tronco atinge pequenas dimensões, medindo de 5 cm a no máximo 10 cm de diâmetro e é coberto por uma casca fissurada (com rugas) no sentido vertical, com coloração castanho acinzentada. As folhas são simples, opostas, inseridas num mesmo plano sob pecíolo (haste ou suporte) piloso, medindo de 4 a 6 mm de comprimento. A lamina foliar é elíptica (alongada), cartácea (com textura de cartolina), com base obtusa (arredondada), margem revoluta (enrolada) medindo 5 a 7 cm de comprimento por 2,5 a 3,5 cm de comprimento. A espécie é facilmente identificada por se observar que a face adaxial (de cima) é glabra (sem pelos) e a face abaxial (de baixo) é pilosa. As flores surgem em glomérulos (grupos) nos ramos, protegidas por 2 brácteas e 2 bractéolas livres. As flores são sésseis (com cabinho muito curto) e contém cálice (invólucro externo) piloso e 4 lobos esverdeados triangulares de 2 a 3 mm de comprimento. A corola (invólucro interno) é formado por 5 pétalas brancas e côncavas de 3 a 5 mm de comprimento. O fruto é uma baga globosa de 1,2 a 2,3 cm de diâmetro e é levemente achatada nos polos, tem casca pilosa (com pelos esbranquiçados) e fica com coloração amarelada quando madura. A casca recobre uma polpa translúcida e gelatinosa de sabor muito agradável e envolvem 1 ou 2 sementes pequenas com 0,4 a 0,6 cm de diâmetro, achatada e coberta por um tipo de pelo.

 

Dicas para cultivo: Planta de crescimento lento na faze juvenil, mais aprecia qualquer tipo de solos com boa fertilidade natural e rápida drenagem. Aprecia clima tropical úmido a subtropical úmido nos morros ou climas temperados sempre chuvoso; com temperatura media de 8,5 a 36,5 graus, com variações grandes que podem chegar a máxima de 42 graus no verão e mínimas de até – 3 graus com cerca de 2 a 5 geadas que a planta resiste muito bem. Quanto às chuvas o índice pluviômetro anual varia de 1.200 a 2.700 mm anuais. Pode ser cultivada desde o nível do mar até 1.200 m de altitude; tanto na beira de rios em locais sombreados onde podem ocorrer inundações, onde a planta resiste até 20 dias submersa ou em locais pedregosos e secos. O pH ideal da terra deve estar entre 4,6 a 6,2, e boas safras ocorrem quando a umidade do ar está em torno de 70% e é constante.

 

Mudas: As sementes são pequenas e achatadas cobertas de cerdas e são recalcitrantes (perdem o poder germinativo se forem secadas) e devem ser plantadas em no máximo 20 dias depois de colhidas. Pode-se plantar em sementeira com substrato composto de: 1 parte de areia de rio, 2 partes de terra vermelha e 3 partes feita de composto orgânico feito de folhas e galhos triturados. A germinação ocorre em 90 a 150 dias e o crescimento das mudas é lento. O transplante é feito quando as plântulas atingem 10 cm de altura, ocasião em que devem ficar em local sombreado por cerca de 1 mês, sendo irrigadas generosamente. A planta inicia a frutificação com 4 a 6 anos ou até com 3 anos quando cultivada em vasos com 30 cm de largura e 40 cm de altura contendo o mesmo substrato indicado acima. Para plantar no vaso (de 50 cm de altura por 40 cm de largura) deve ser usado terra vermelha e a mesma mistura indicada acima, tomando o cuidado apenas de colocar uns 4 cm de pedra no fundo do vaso para ocorrer uma drenagem rápida.

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 5 x 5 metros, onde produz maiores e mais saborosos frutos. Preparar as covas abertas com no mínimo 2 meses antes do plantio, estas devem ter 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar aos 25 centímetros da terra de superfície uma média de 4 a 5 pás de composto orgânico feito de galhos e folhas trituradas + 1 pá de areia de rio, de areia saibro + 50 gramas de farinha de osso ou farinha de chifre e casco de boi. A melhor época de plantio é outubro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover. Para fazer um bom plantio, acesse + informações clicando aqui!

 

Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com capim, folhas e galhos picotados embaixo da copa da planta e eliminar qualquer erva daninha que possa sufocar a planta. Deve-se fazer podas no fim do inverno para fazer a formação da planta eliminando ramos e brotos da base e todo o excesso de ramos que nascerem voltados para o interior da copa. Adubar com 3 a 4 pás de composto orgânico de galhos e folhas triturados + 50 gramas de farinha de osso ou de chifre e casco de boi dobrando essa quantia a partir do quinto ano e continuar adubando anualmente na primavera. Distribuir os nutrientes superficialmente a 20 cm do caule no inicio do mês de outubro.

 

Usos: Frutifica nos meses de dezembro a fevereiro. Os frutos são deliciosos para serem consumidos in natura e podem aproveitados para fazer sucos, doces e sorvetes. A árvore é muito ornamental, as flores são melíferas e é uma espécie ideal para arborização urbana de ruas, praças e parques. Também não deve faltar numa boa coleção de frutas ou da família das myrtaceas!

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja assista os vídeos no nosso canal em: https://www.youtube.com/@colecionandofrutas/videos

Ou – acompanhe-nos no Facebook Ou no Instagran: https://www.instagram.com/projeto_colecionandofrutas/  

 

Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para família das Myrtaceae

 

.