HANCORNIA SPECIOSA var. SPECIOSA
FAMILIA
DAS APOCINACEAE |
AGRADECEMOS
SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A
PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR
QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER
DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. SENDO ASSIM, PODERÁ COLABORAR COM O
PROJETO ADQUIRINDO: NOSSAS SEMENTES, NOSSAS MUDAS OU NOSSAS PUBLICAÇÕES: GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ
NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.
|
|
|
FRUTO AMADURESCENDO |
FLORES |
|
|
ARVORE |
FRUTOS ABERTOS E
SEMENTES |
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: MANGABA vem do tupi guarani e significa “Fruta boa de comer”. Também é popularmente conhecida como: Mangába, Mangava, Mangaua, Magaua, Manguba, Mangaiba e Fruta de doente.
Origem: Na restinga, predominantemente em solos arenosos e de baixa fertilidade dos planaltos do interior do país ou na faixa litorânea quente e úmida do sul do estado do Rio Grande do Norte, passando por Piauí, Pernambuco e Paraíba onde ocorre a variedade H. S. pubescens. A variedade H. S. speciosa ocorre nos tabuleiros de arenito, passando pela Caatinga e chegando aos cerrados do estado do Espírito Santo, Bahia, Goiás, Tocantins, Maranhão, Alagoas, Pará e Amazonas, descendo a cerrados arenosos dos planaltos mais quentes e Chapadas dos estados de Minas Gerais, São Paulo, norte do Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Fora do Brasil, ocorre no Peru, próximo à fronteira do Brasil, no nordeste da Bolívia, e no Paraguai. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Hancornia_speciosa
Características: Arbusto de até
Dicas para cultivo: é planta de crescimento lento que aprecia
clima tropical a subtropical com temperaturas medias entre
Mudas: A multiplicação da mangabeira é feita
principalmente por sementes, embora seja um pouco difícil, a germinação de
sementes frescas se dá em
Plantando: Sempre no início das chuvas, em covas que devem ter
Cultivando: A planta deve ser mantida sempre livre da concorrência de plantas daninhas. É importante o coroamento ao redor do tronco das plantas, bem como colocar cobertura morta (palha, capim, casca de coco etc) principalmente no primeiro período seco após o plantio, promovendo o efeito positivo no pegamento e sobrevivência de plantas jovens, além de contribuir para a redução da temperatura do solo ao redor da planta e preservar a umidade do solo por mais tempo. Visto que a planta é típica de solos com baixa fertilidade, o cultivo da mangabeira não exige muita adubação. Adubar na primavera com 2 a 30 pás de composto orgânico feito de galhos e folhas trituradas bem curtido + 40 gramas de farinha de osso e 40 gramas de torta de mamona. A poda de formação deve ser conduzida de maneira que permita a aeração e luminosidade no seu interior e melhorar o desenvolvimento dos ramos que produzirão flores e frutos.
Usos: Frutifica nos meses de novembro a fevereiro. Os frutos são consumidos in natura e são muito saborosos. Também podem ser utilizada na forma de sucos, geleias e sorvetes. A arvore não deve faltar em seu pomar de delicias e na arborização urbana, pois seus frutos atraem e alimentam dezenas de espécies de pássaros. A árvore tem grande importância ecológica para alimentação de animais silvestres e as flores são aromáticas, deixando qualquer ambiente agradável.
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja
assista os vídeos no nosso canal em: https://www.youtube.com/@colecionandofrutas/videos
Ou – acompanhe-nos no Facebook Ou
no Instagran: https://www.instagram.com/projeto_colecionandofrutas/
Voltar para Frutas do mato ou Voltar para Apocinaceae
.