EUTERPE EDULIS

 

 

FAMILIA DAS ARECACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA

CACHOS MADUROS

DETALHE DAS RAIZES

DETALHE DAS FRUTAS

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: JUÇARA vem do tupi guarani e significa “O que dá farpas ou lascas” isso devido a formação do tronco. Também chamada de Içara, Palmito doce, Palmito branco e Açaí da Mata Atlântica.

 

Origem: É encontrado em terras úmidas ou brejosas de diversas formações da Mata Atlântica Brasileira, aparecendo principalmente na região sudeste e Sul do Brasil. Mais informações no link:  http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Euterpe_edulis

 

Características: Planta de caule solitário, com 4 a 12 metros de altura, com tronco liso e reto, tendo coloração esverdeada na faze juvenil passando a ter cor cinza esbranquiçada ou pardacento na idade adulta. Na base se pode ver a brotação de raízes avermelhadas e fasciculadas. As folhas são em numero de 8 a 15 e são pinadas (como pena) medindo 1,5 a 2,5 m de comprimento. Cada folha tem 65 a 72 pares de pinas ou folíolos distribuídos ao longo da raque (coluna central). A inflorescência são cachos ramificados que nascem sempre na base do palmito com inúmeros ramos que medem de 20 a 55 cm de onde se distribuem flores diminutas com cálice persistente. Os frutos são drupas esféricas de 7 a 12 mm de diâmetro, com fina camada de polpa meio oleosa e açucarada que envolve uma semente esbranquiçada.

 

Dicas para cultivo: Planta subtropical, resiste a solos encharcados, podendo as raízes ficarem submersas por mais de 1 mês. Também é resistente a geadas de até – 3 grau, pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se a qualquer tipo de solo que seja profundo, rico em matéria orgânica e conserve boa umidade. Pode ser plantada a pleno sol ou preferencialmente na sombra de arvores grandes.

 

Mudas: As sementes são redondas e recobertas por uma fina camada de fibras. As mesmas devem ser plantadas em no máximo 30 dias após colhidas. Devem ser semeadas em canteiros com 50% de matéria orgânica. Germinam em 40 a 60 dias com 90% de germinação. As plântulas devem ser transferidas para embalagens individuais com 10 cm de altura w devem ser cultivadas na sombra. As mudas atingem 40 cm com 12 meses após a germinação. A frutificação inicia-se com 6 a 9 anos, dependendo do solo e tratos culturais.

 

Plantando: No pomar planta-se num espaçamento de 2 x 3 m. após o plantio irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses. As covas devem ter 50 cm nas três dimensões e convém adicionar aos 30 cm da superfície 8 pás de matéria orgânica bem curtida, 1 kg de cinzas, 200g de torta de mamona e 400 g de calcário, misturar tudo e deixar curtir por 2 meses. O plantio deve ser feito a partir de outubro.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de limpeza e eliminar as folhas secas que ficam presas ao caule. Adubar com composto orgânico, pode ser 5 kg de cama de frango bem curtida + 40 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, e depois permanecer com o mesmo volume de adubação consecutivamente.

 

Usos: Frutifica em Abril a Agosto. Chupar a polpa que está envolvida no caroço. O melhor método de aproveitar os frutos de Juçara é despolpá-los e utilizar a polpa para fazer sucos, sorvetes e outros pássaros. Quem deseja atrair pássaros deve plantar pelo menos um pé de palmito juçara.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do mato ou Voltar para Arecaceae

 

.