CASEARIA CATHARINENSIS
FAMILIA DAS SALICÁCEAS |
AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. SENDO ASSIM, PODERÁ COLABORAR COM O PROJETO ADQUIRINDO: NOSSAS SEMENTES, NOSSAS MUDAS OU NOSSAS PUBLICAÇÕES: GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.
|
FRUTOS |
FLORES |
ARVORE COM 4 ANOS |
FRUTOS VERDES ACIMA E MADUROS ABAIXO |
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: GUAÇATONGA-PITUMBA vem do Tupi guarani e significa “madeira riscada” e o segundo nome é porque o fruto lembra uma variedade de pitomba. Também chamada de Espeteiro e Milho cozido.
Origem: É nativa e endêmica da floresta ombrófila densa e mista do estado de Santa Catarina. Mais a espécie já foi encontrada também no estado do Paraná, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Casearia_catharinensis
ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS E SE INSCREVA NO CANAL ACESSANDO O LINK:
Características: Arvoreta de 3 a 10 metros de altura, com copa globosa ou oval de pequeno porte. O tronco na maioria das veses é bifurcado e com múltiplos caules secundários (estes são rijos e muitas vezes cortados para servir de espeto para assar). Os ramos são glabros (sem pelos) e de cor acinzentada e o tronco é sempre curto com casca levemente áspera de cor acinzentada ou de cor metalizada quando bem velha. A é caducifolia (perde as folhas no inverno) e é facilmente identificada por se observar estípulas (tipo de folha modificada) de 5 mm por 1 a 1,5 mm de largura com glândulas caducas na base e alongadas no ápice. As folhas são simples, sob pecíolo (cabinho) caniculado) de 0,5 a 1 cm de comprimento. A lamina foliar é membranácea, obovada ou oblanceolada (forma de ovo ou lança invertida), glabras (sem pelos), medindo 7 a 14 cm de comprimento por 3,6 a 5,8 cm de largura; a base é atenuada (com ponta curta) e o ápice é cuspidado (termina em ponta aguda por vezes rígida).
As flores nascem após a queda das folhas nos nós e em fascículos (tipo de cacho) com 2, 3 ou mais flores protegidas por brácteas (tipo de folha modificada), velutinas (como que cobertas de veludo) de 6 a 8 mm de comprimento. As flores medem 08 a 12 mm de diâmetro e são formadas de cálice com 5 sépalas, e 2 a 3 lobos (bordas onduladas) esverdeadas e vilosas (com pelos longos), com 10 estames, alternadamente curtos e longos, no entorno do ovário (órgão feminino que se transforma em fruto) ovado, com superfície esparso-viloso próximo ao estilete (tubo feminino), com estigma (órgão que recebe os grãos de pólen) clavado, inteiro, glabro. Os frutos são cápsulas globosas de 2 a 3,8 mm de diâmetro, com casca grossa e vilosas (com pelos esbranquiçados) quando verde e ficando amarelo e glabro (sem pelos) quando maduro, tendo no seu interior um arilo amarelado, bem saboroso (com sabor de milho cosido), envolvendo sementes esbranquiçadas.
Dicas para cultivo: Planta subtropical que resiste a geadas de até – 1 grau, que pode ser cultivada em todo o Brasil, preferindo altitudes superiores variando de 400 a 1000 metros acima do nível do mar. Adapta-se a qualquer tipo de solo, mais frutifica melhor em terras úmidas e ricas em matéria orgânica. A planta começa a frutificar com 3 a 4 anos após o plantio.
Mudas: As sementes são arredondadas ou quadriláteras (meio quadradas) de cor esbranquiçada e perdem o poder germinativo em 20 dias ou assim que secarem. Recomendo que se plante 2 sementes diretamente em sacos individuais contendo substrato feito de 40% de matéria orgânica feita de galhos e folhas trituradas + 40% de terra e + 20% de areia de rio. A germinação ocorre em 30 a 50 dias. Quando as plântulas estiverem com 10 cm de altura fez-se o desbaste deixando a planta mais vigorosa no saquinho. As mudas se desenvolvem melhor se cultivadas em pleno sol, atingindo 35 cm com 8 a 10 meses após a germinação.
Plantando: Pode ser plantada a pleno sol ou na composição de bosques em praças ou jardins. Recomendo o espaçamento 4 x 4 ou 5 x 5 m entre plantas em clima tropical. Abra covas com dimensões de 50 cm de largura, altura e profundidade, misturando a terra dos 25 centímetros da superfície, cerca 50 gramas de farinha de osso, 50 gramas de torta de mamona, + 4 a 6 pás orgânica bem curtida feita de galhos e folhas trituradas, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de setembro a outubro. Depois de plantada, irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar chuva por mais de 1 mês. Veja como fazer um bom plantio clicando aqui!
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco, caso deseje que a arvore cresça ou caso prefira que produza uma copa arredondada, pode o broto terminal e faça podas de modelagem no inverno. Adubar com composto orgânico, pode ser 4 pás de matéria orgânica curtida feita de galhos e folhas trituradas + 50 gramas de farinha de osso e 50 gramas de torta de mamona, distribuindo os nutrientes à 10 cm do tronco; superficialmente, dobrando essa quantia a partir do 5ª ano e depois manter essa adubação.
Usos: Frutifica em setembro a novembro. Apesar de ter pouco arilo amarelado seu sabor é adocicado e lembra bem o gosto de um pudim ou mesmo sorvete de milho verde se o fruto estiver geladinho. Espécie promissora para ser domesticada e selecionada para produzir frutas com melhor qualidade! A arvore é ótima para ser cultivada em jardins ou pomares para atrair inúmeras espécies de pássaros. As flores são melíferas e ótimas para criadores de abelhas pois a arvore floresce na época de escassez de flores entre os meses de julho a agosto.
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja assista os vídeos no nosso canal em: https://www.youtube.com/@colecionandofrutas/videos
Ou – acompanhe-nos no Facebook Ou no Instagran: https://www.instagram.com/projeto_colecionandofrutas/
Voltar para Frutas do mato ou Voltar para salicaceae
.