PSIDIUM KENNEDYANUM
FAMÍLIA DAS MYRTACEAE |
AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.
|
|
|
COPA DA ARVORE |
FOLHAS E FRUTOS VERDES |
|
|
FRUTOS MADUROS |
FRUTO VERDE E SEMENTES |
NOME INDIGENA: ARAÇÁ VERMELHO DE COROA. Também é chamado de Araçá vermelho do Pantanal.
Origem: Nativa das matas de galeria do Pantanal em Mato Grosso do Sul, ocorrendo também na Argentina e no Paraguai. Recentemente foi encontrada na mata atlântica do estado de Santa Catarina, Brasil. Mais informações no link: http://www.floradobrasil.jbrj.gov.br/
OBSERVAÇÕES: A espécie foi descoberta em 2.014 pelo amigo Fábio Logan que gentilmente colabora com o Projeto Colecionando Frutas e cedeu a foto dos frutos para divulgação. A identificação taxonômica dessa espécie está incerta e precisa ser melhor investigada. No link do flora Brasil acima, a espécie está classificada como heterotípico de Psidium paranense que é um sinônimo de Psidium striatulum que na realidade é bem diferente e pelo meu conhecimento é uma espécie totalmente distinta de Psidium kennedyanum.
Características: arvoreta de médio a grande porte copa alongada, atingindo 3 a 5 m quando cultivada, podendo chegar a mais10 m no meio da floresta. As folhas tem margem ondulada e torna essa espécie bem diferente das outras já conhecidas. A ESPÉCIE PODE SER FACILMENTE IDENTIFICADA por se observar os ramos novos avermelhadas e as folhas novas já crescidas sempre apresentam a margem crenulada (como se fosse dentes), distinguindo de todas as outras espécies de Psidiums.
Dicas para cultivo: planta de fácil cultivo e resiste a baixas temperaturas (até – 1 graus), pode ser cultivada em qualquer altitude; o solo deve ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). Pode ser plantada em solos bem drenados ou mais úmidos.
Mudas: tem crescimento moderado. Pode ser cultivada da mesma forma que o araçá açu (Psidium arboreum).
Plantando: Pode ser plantada tanto a pleno sol como na sombra em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 5 x 5 m. Faça cova quadradas com 50 cm nas três dimensões e adicione 500kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 40% de matéria orgânica, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.
Cultivando: Pode ser cultivada em vasos grandes.
Usos: Frutifica nos meses de janeiro a março. Os frutos são globosos, vermelhos e com sépalas persistentes que formam uma coroa no ápice dos frutos. Estes são saborosos podem ser consumidos in natura, e também servem para fazer sucos e sorvetes. As flores tem grande potencial apícola. Os frutos atraem inúmeras espécies de pássaros.
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook
Voltar para Frutas do Mato ou Família das Myrtaceas
.