PSEUDOLMEDIA LAEVIGATA

 

FAMILIA DAS MORÁCEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

 

 

ARVORE

FLORES e FRUTOS VERDES

FOLHAS E FRUTAS

FRUTOS, POLPA E SEMENTE

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: APITINGA OU MUIRATINGA vem do tupi guarani e quer dizer “fruta pintada ou madeira pintada de banco”. Também recebe o nome de pimenta doce do mato, Joelho-de-cavalo, Larga-galho e Falsa mama-cadela.

 

OBSERVAÇÕES: OS CERRADÕES DE VEGETAÇÃO ARBOREA MAIS DENSA E FECHADA ESCONDE MARAVILHOSAS FRUTIFERAS. EM OUTUBRO DE 2.011 ENCONTRAMOS NUM REMANESCENTE DE UMA FAIXA DE CERRADÃO DEIXADA NA BEIRA DA ESTRADA PARA ESCONDER A DEVASTAÇÃO QUE FIZERAM COM O RESTO (E A POLICIA NÃO FEZ NADA COM OS PROPRIETARIOS DA FAZENDA ATERRADINHO, MUNICIPIO DE ANGATUBA SP) A FIM DE PLANTAR LARANJA (Só sabem plantar isso) A ARVORETA QUE PRODUZIU A MISTERIOSA FRUTA VERMELHA ABAIXO CHAMADA DE APÍ OU APITINGA (Com ela os índios do Xingu fazem um doce com semente e tudo tipo goiabada e cuja semente fica igual pedaços de castanha no meio). PLANTAMOS DEZENAS DE SEMENTES E ESPERAMOS PODER FORMAR BOAS MUDAS, MESMO SEM NENHUM DADO TECNICO PARA FORMAÇÃO DESSA ESPÉCIE, CONTAMOS COM NOSSA EXPERIÊNCIA E A BOA VONTADE DE DEUS PARA QUE POSSAMOS SALVAR ESSA ESPÉCIE!!! Consulte-nos para saber a disponibilidade de mudas.

 

Origem: Das 9 espécies existentes, essa é mais comum, ocorrendo desde o México até a Argentina. No Brasil sua distribuição é ocasional nos bosques secos ou úmidos principalmente do bioma do cerrado, mata atlântica e Amazônia. Mais informações no link:

http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Pseudolmedia_laevigata

 

CARACTERISTICAS: Arbusto pequeno de 2 a 5 metros nos cerrados de clima subtropical, ou arvore grande nas matas de clima tropical. O tronco é retilíneo (reto ou direito) de com acinzentada a levemente azulada, exsudando latex castanho amarelado. Os ramos tem distribuição espiralada e são horizontais sendo essa uma observação que ajuda a identificar. As folhas são simples, alternas, subcoriáceas (meio grossas), dísticas (parelha e com mesma largura da base ao ápice), glabras (sem pelos), com base aguda ou obtusa e ápice acuminado ou caudado (com ponta longa e fina), medindo 5 a 17 cm de comprimento por 2 a 5 cm de largura. As inflorescências nascem nas axilas das folhas ou nos nós re ramos novos, são masculinas ou femininas na mesma planta e medem 2 a 3 mm com 4 a 12 bracteolas (tipo de minúscula folha de proteção) ovadas. As infrutescências são oblongas (mais longa que larga), com perianto (massa ou parede) avermelhada quando madura, medindo 8 a 16 mm de comprimento por 6 a 10 mm de largura, abrigando uma semente esbranquiçada.

 

DICAS DE CULTIVO: Arvore de crescimento lento na faze juvenil (primeiro ano após o plantio) e que se desenvolve em qualquer tipo de solo com boa fertilidade natural que seja bem drenado ou que retenha boa umidade, mais que seja profundo. Pode ser cultivada tanto em plena sombra ou em local bastante ensolarado. Pode ser cultivada em todo o Brasil, pois resiste a geadas de até – 3 grau e a secas com 3 a 5 meses de duração. Convém plantar no mínimo 2 plantas para haver polinização cruzada e uma farta frutificação.

 

MUDAS: As sementes são quase do mesmo tamanho de um feijão, só que tem cor esbranquiçadas; depois de limpas e secas podem ser armazenadas por até 6 meses. Recomendo que seja plantada 1 semente diretamente em embalagens individuais contendo substrato arenoso e rico em matéria organica. A germinação ocorre em 60 a 135 dias, com índice de germinação de 70%. As mudas crescem lentamente e atingem 30 cm com 10 a 15 meses de idade, e apreciam ambiente sombreado para formação. A frutificação inicia-se com 3 a 4 anos, dependendo do solo e tratos culturais.

 

PLANTANDO: Pode ser plantada a pleno sol ou em reflorestamentos mistos, pois os frutos que alimentam diversos pássaros e animais. No pomar de regiões subtropicais planta-se num espaçamento de 4 x 4 m em pomares tropicais num espaçamento de 6 x 6 metros. As covas devem ter no mínimo 50 cm de largura, altura e profundidade e ser preparadas misturando 30% matéria orgânica e 30% de areia saibro. A melhor época de plantio é de outubro a dezembro; após o plantio, irrigar com 10 l de água por semana nos primeiros 2 meses e cobrir a superfície da terra com capim seco ou serragem para manter a umidade.

 

CULTIVANDO: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Adubar com composto orgânico, pode utilizar 3 pás de cama de frango bem curtida + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano. Essa espécie pode ser cultivada em vasos grandes de 40 cm de largura e 50 a 60 cm de altura utilizando substrato feito de 40% de areia saibro, 30% de terra vermelha e 30% de matéria orgânica. O vaso deve ter vários furos para boa drenagem. A planta cultivada em vaso deve ficar em local sombreado para não crescer muito.

 

USOS: Frutifica em Janeiro a Fevereiro. Os frutos maduros adquirem a coloração alaranjada e depois vermelha, podendo ser consumidos in natura. Também podem ser utilizados inteiros com semente e tudo para fabricar um doce especial conforme descrito acima em observações. A arvore é rara e deve ser preservada por ser plantadas em nossos pomares e em áreas já reflorestadas, pois seus frutos alimentam a ave-fauna.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para família das Moraceae

 

.