PAULLINIA SPICATA
FAMÍLIA DAS SAPINDACEAE |
AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.
|
Folhas e cacho de flores |
flores |
Frutos maduros |
Frutos e sementes |
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: GUARANAÍ DE BEM-TEVI CARIJÓ (Myiodynastes maculatus solitarius). Foi incrível observar aqui no pomar coleção essa rara espécie de bem-te-vi-carijó cantar e se alimentar dessa fruta durante toda a safra, recomendo plantar para atrair essa linda espécie.
GUARANAÍ tem origem tupi guarani e significa “Fruta que vê ou observa”, como de fato os frutos mostram ser. Também recebe o nome de Cipó-timbó e Guaraná de cipó da mata atlântica.
ORIGEM: Nativa das matas de galerias dos rios Paranapanema, Piracicaba, Itapetininga, Tieté, Jaú, Guareí e tantos outros, localizados no sudeste do Estado de São Paulo, aparecendo em quase todos os outros estados do Brasil. Essa espécie também ocorre na Bolívia, Argentina e Paraguai. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Paullinia_elegans
OBSERVAÇÕES: Essa espécie estava classificada com engano como Paullinia rubiginosa que é uma espécie muito próxima a esta (Paullinia elegans) mais difere-se sutilmente desta por ter pelos rufos avermelhados no dorso das folhas acompanhando as nervuras principais. A distribuição de Paullinia rubiginosa é bem mais restrita e isolada.
As características e dicas de cultivo e usos são bem semelhantes ao GUARANAÍ – clique aqui para ver.
Usos: Frutifica nos meses de janeiro a março.
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook
Voltar para frutas do mato ou Voltar para família das sapindaceae
.