NAUCLEA LATIFOLIA
FAMILIA DAS RUBIACEAE |
AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. SENDO ASSIM, PODERÁ COLABORAR COM O PROJETO ADQUIRINDO: NOSSAS SEMENTES, NOSSAS MUDAS OU NOSSAS PUBLICAÇÕES: GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.
|
PlANTA |
FLORES |
FRUTO VERDE |
FRUTO MADURO |
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: NDEA ou FRUTA CÊREBRO.
Origem: espécie rara da savana e da beira de rios africanos, ocorrendo principalmente em Gana, no Gabão e parte do Congo. Essa espécie foi introduzida no Brasil por Colecionadores no inicio da década de 2010.
Características: árvore médio porte ou grande porte crescendo de 3 a 25 m de altura (depende do habitat). Normalmente forma um arbusto ramificado na base, soltando ramos longos. Em cultivo pode ser tutorada no inicio para formar um único tronco podando as brotações laterais ou basais. O tronco é cilíndrico com casca cinza escura e com rachaduras na casca. As folhas são grandes, coriáceas (rijas como couro) e como o nome cientifico diz Latifolia quer dizer folha mais larga que longa. A lamina foliar é arredondada e pode medir de 8 a 13 centímetros por 6 a a 14 centímetros de largura. As flores surgem aglomeradas num carpelo (estrutura composta agregada que forma o fruto posteriormente), estas são pequenas e tem cor creme esbranquiçadas. O fruto é composto, reticulado (parece rede ou um cérebro) e quando maduro tem coloração vermelho rosado e no seu interior tem numerosas sementes muito pequenas como grãos de areia
Cultivando: Tem crescimento moderado, atingindo 1 m com 12 meses, começando a produzir a partir do 4º ou 5º ano após o plantio. Veja como fazer a irrigação, adubação, podas de formação e limpeza na introdução do fascículo 1 Frutas do mato. Essa espécie frutifica muito bem se receber irrigação constante. A colheita do fruto vai de agosto a dezembro e estes são colhidos quando tem a coloração avermelhada, ou coletados do chão. O Fruto maduro tem coloração vermelha e parece um cérebro, a polpa é vermelho sangue com textura de pera e sabor de maçã e morango. Deve ser plantada em pleno sol ou na sombra com boa luminosidade, em pomares, em jardins botânicos ou em coleções de recursos genéticos por ser espécie rara. Plantar com espaçamento de 4 a 6 m, solos de terra vermelha ou arenosos, que sejam úmidos e profundos, com pH entre 4,5 a 6,8. As covas devem ter 50 cm de largura, altura e profundidade. Misture 4 a 5 pás de matéria orgânica decomposta de origem vegetal + 50 gramas de farinha de osso e 50 gramas de torta de mamona nos 25 cm da terra da superfície e deixe curtir por pelo menos 1 mês antes do plantio! Essa espécie resiste bem a geadas ocasionais de 1 a 3 graus negativos, a secas de até 5 meses sem chuva, e a ventos moderados. Pode ser cultivada em altitudes de 200 a 1.200 m com temperaturas anuais de 8 a 40 graus. Plantar de out a dez e irrigar com 10 l de agua, uma vez por semana.
Usos: Os frutos maduros em seu local de origem são alimentos favoritos de diversas espécies de macacos e elefantes. Para nós humanos o fruto é muito saboroso e agradável lembrando sabor de morango e maçã. As inflorescências jovens podem ser consumidas cozidas como couve flor. As flores atraem abelhas e a planta tem muitas propriedades medicinais. Veja mais informações sobre essa espécie em:
https://tropical.theferns.info/viewtropical.php?id=Nauclea+latifolia
ou
https://www.sciencedirect.com/topics/agricultural-and-biological-sciences/nauclea
ou
https://pfaf.org/user/Plant.aspx?LatinName=Nauclea+latifolia
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja assista os vídeos no nosso canal em: https://www.youtube.com/@colecionandofrutas/videos
Ou – acompanhe-nos no Facebook Ou no Instagran: https://www.instagram.com/projeto_colecionandofrutas/
Voltar para Frutas exóticas ou Voltar para Rubiaceae
.