MYRCIARIA VEXATOR
FAMÍLIA DAS MYRTACEAE |
AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.
|
|
|
ARVORE |
FOLHAS E FRUTAS AMADURESCENDO |
|
|
FRUTOS MADUROS |
FRUTOS |
NOME INDIGENA: JABUTICABA-AZUL. O nome original ou indígena de onde a planta ocorre não foi descoberto.
Origem: Exótica e nativa do Equador e da
Venezuela, mais só descrita com base em um exemplar cultivado num Jardim
Botânico do Panamá.
ASSISTA AO VÍDEO PARA SABER MAIS E SE INSCREVA NO CANAL ACESSANDO O LINK: https://www.youtube.com/watch?v=SvJJIK_AiJg
OBSERVAÇÕES: espécie rara de jabuticaba, porém não é cauliflora e do gênero Plinia como as conhecidas jabuticabas. A planta é ramiflora e pertence ao mesmo gênero da Cabeludinha e Guaiquica que são do gênero Myrciaria. A planta começou a frutificar no sitio frutas raras a partir do sétimo ano após o plantio das sementes.
Características: É uma arvoreta de 3 a 5 metros de altura quando cultivada, com copa globosa e densa. O tronco é esguio, com casca de cor castanho clara que se descama em laminas papiráceas. As folhas são simples, opostas, oblongas (mais longa que larga), glabras (sem pelos), medindo de 5 a 13 cm de comprimento por 2 a 4 cm de largura. As flores surgem nos ramos maduros mais finos, sempre em grupos de 3 a 5 flores brancas de 8 mm de diâmetro quando abertas. Os frutos são bagas de 3 a 4 cm de diâmetro com casca subcoriácea de cor azulada, protegendo polpa ou arilo avermelhado de bom sabor que envolve 1 ou 2 sementes grandes de até 1,5 centímetro de diâmetro.
Dicas para cultivo: utilizar as mesmas informações apresentadas para o cultivo da Jabuticaba do Sertão. Clique no link para ver as informações.
Usos: Frutifica nos meses de Julho a Agosto. Os frutos são consumidos in natura e muito apreciados. Para saborear os frutos, os mesmos devem estar com a casca bem azul escura e o fruto macio ao ser apertado com os dedos. Frutos na cor azul clara não estão prontos e são marrentos. A arvore tem folhagem e tronco ornamental e as flores são apícolas. É uma espécie rara e introduzida recentemente no Brasil.
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook
Voltar para Frutas exóticas ou Voltar para família das Myrtaceae
.