GUAZUMA ULMIFOLIA

 FAMÍLIA DAS MALVACEAE (antes Stherculiaceae)

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

 

 

 

ARVORE

FLORES

FRUTOS

FRUTOS ABERTOS E SEMENTES

 

 

NOME INDIGENA: MUTAMBA vem do Tupi guarani e significa “Fruta dura”. Também recebe o nome de Guazuma, Mutambo, Araticum bravo, Cabeça-e-negro, Fruta de Macaco e Chico-magro.

 

Origem: Ocorre em varias formações florestais da América Central e do Sul, aparecendo preferencialmente nas florestas semideciduais do Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Guazuma_ulmifolia

 

Características: A arvore de 5 a 10 m de altura com tronco 30 a 50 cm de diâmetro, com casca fissurada no sentido vertical, com coloração branca e acinzentada. A copa tem abundante ramagem com folhas alternas, simples com pecíolo ou haste curta de 0,6 a 2 cm de comprimento, de cor amarelada (a partir do outono) para por fim cair no inverno. A lamina foliar tem textura cartácea (de cartolina) com base arredondada e ápice acuminado (com ponta aguda ou comprida), medindo de 5 a 9 cm de comprimento por 2,5  a 5,5 cm de largura, com margem crenada ou dentada e nervuras salientes nas duas faces, e densamente pubescentes (com pequenos pelos) quando jovens e glabras ou lisas quando adultas. A inflorescência é uma cimeira (cacho que termina com uma flor) de formação congesta ou densa e brácteada (que nasce no lugar de uma folha, modificada em inflorescência) com até 20 flores com cerca de 3 mm de comprimento, subsséseis (com cabinho ou pedúnculo muito curto). Formada de cálice (invólucro externo) com 3 lobos valvares (recortes do tecido que se abrem) e corola (invólucro interno) amarelo esverdeado, com 5 pétalas cuculadas (um tipo de apêndice que se alongam sob a base) e ungüiculadas (tem forma de unha).

 

Dicas para cultivo: Planta de crescimento rápido, de clima subtropical e resiste bem a seca de até 5 meses e a geadas de até – 3 grau, pode ser cultivada em todo o Brasil, em qualquer altitude; adapta-se a qualquer tipo de solo, que drenem bem as águas da chuva ou até solos argilosos, sujeito a inundações na beira de rios. Pode ser plantada a pleno sol ou em reflorestamentos mistos com o objetivo de recuperar áreas degradadas

 

Mudas: As sementes são pequenas, medem 2 mm de comprimento, tem forma de rim e são oleosas. Germinam em 30 a 40 dias se forem plantadas em até 4 meses após colhidas. Pode ser cultivada em jardineiras com substrato rico em matéria orgânica e quando as plântulas tiverem com 10 cm de altura, podem ser transplantadas diretamente para embalagens individuais. as mudas crescem rápido tanto no sol como na sombra atingindo 40 cm com 6 meses de viveiro. Iniciam frutificação com 3 a 4 anos após o plantio.

 

Plantando: Pode ser plantada a pleno sol como em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 6 x 6 m. Faça covas com 40 ou 50 cm nas três dimensões (largura, comprimento e profundidade), adicione a cova 25% de areia e 1 kg de cinzas e 8 litros de matéria orgânica, deixar curtir por 2 meses antes de plantar. A melhor época de plantio é de setembro a dezembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco e os que nascerem voltados para o interior da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 4 pás cama de frango bem curtida + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois adube a cada 2 anos, pois as raízes longas e profundas dessa arvore buscam nutrientes a grande distancias.

 

Usos: Frutifica nos meses de agosto a outubro. Os frutos têm cor preta quando madura, é do tipo cápsula, toda a parte interna é lenhosa, adocicada e comestível. Os frutos são triturados e consumidos como paçoca doce ou usados para fabricar licor. As flores tem grande potencial melífero para abelhas sem ferrão.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

  

SAIBA MAIS SOBRE A NOMENCLATURA, ORIGEM, HISTÓRIA, DESCRIÇÃO DA PLANTA, PRATICAS CULTURAIS, PROPRIEDADES MEDICINAIS E NUTRICIONAIS

COMPRANDO O LIVRO “COLECIONANDO FRUTAS”

 

 

Voltar para Frutas do Mato OU Voltar para família das malvaceae

 

.