EUGENIA STIGMATOSA

 

FAMILIA DAS MYRTACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

 

 

 

TRONCO

FLORES

 

 

 

 

 

 

 

 

FOTO

 

NÃO

 

DISPONIVEL

FRUTOS

FRUTOS, POLPA E SEMENTES

 

NOME INDIGENA: GUARIMI– vem do tupi-guarani, mais a etimologia ainda não foi decifrada. Também é chamada de Guamirim vermelho ou Uvaia vermelha da restinga.

 

Origem: Nativa da floresta atlântica próximo ao mar, desde o estado da Bahia até Santa Catarina, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Eugenia_stigmatosa

 

Características: arvoreta de pequeno atingindo 2 a 5 m de altura. Na mata a arvore atinge de 4 a 7 m de altura. O tronco é de cor marrom escura com casca que se desprende em finas laminas. A copa é irregular e aberta, com ramificações bem flexível. A planta é facilmente identificada por se observar a folha contra o sol, quando é facilmente notada as inúmeras pontuações glandulosas. As folhas são de tamanho desigual e de textura coriácea (rija como couro), de cor verde clara na face superior e opacas e cheias de glândulas na face inferior. Tem forma elíptico lanceolada (estreita e com forma de lança), medindo 3,5 a 8 cm de comprimento por 1,4 a 3,5 cm de largura, com base cuneada (forma de cunha) e ápice acuminado (com ponta longa). As flores são axilares e nascem isoladas ou em fascículos (feixes ou grupos) com 3 a 5 flores brancas de 1 cm de diâmetro quando aberta.

 

Dicas para cultivo: planta de fácil cultivo e resiste a baixas temperaturas (até – 3 graus) e a secas de até 3 meses ou mais sem chuva após o segundo ano de idade. Pode ser plantada em todo o Brasil e frutifica bem desde o nível do mar até 1.000 m de altitude; o solo deve ser profundo, úmido, neutro, com constituição arenosa ou argilosa (solo vermelho). Começa a frutificar em 3 a 4 anos e pode ser cultivada com sucesso em vasos grandes de 40 cm por 50 cm de altura.

 

Mudas: As sementes são arredondadas de cor castanho claro, são recalcitrantes (perde o poder germinativo em 20 a 30 dias) e por isso devem ser plantadas logo que colhidas diretamente em embalagens individuais de 8 cm de diâmetro por 22 cm de altura, contendo substrato organo-arenoso. A germinação ocorre em 60 a 100 dias, e as mudas atingem 30 cm com 9 a 10 meses de viveiro. As mudas desenvolvem-se tanto em pleno sol, como na sombra.

 

Plantando: Pode ser plantada tanto a pleno sol como na sombra em bosques com arvores grandes bem espaçadas. Espaçamento 5 x 5 m. Faça cova quadradas com 50 cm nas três dimensões e adicione 500kg de calcário, 1 kg de cinzas e cerca de 40% de matéria orgânica, deixando curtir por 2 meses. A melhor época de plantio é de outubro a novembro. Irrigar a cada quinze dias nos primeiros 3 meses, depois somente se faltar água na época da florada.

 

Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco. Essa espécie tem hábito de brotar vários caules a partir da base, por isso é bom selecionar e deixar no máximo 3 ou 4. Adubar com composto orgânico, pode ser 2 pás de cama de frango bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano, depois manter essa adubação.

 

Usos: Frutifica nos meses de outubro a dezembro. Os frutos são tem pouca poupa com gosto que lembra um pouco de guabiroba, mais no final deixa um gosto bem exótico de carne de charque; sabor este muito curioso para uma frutífera. A arvore pode ser cultivada com sucesso na arborização urbana sob redes elétricas.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com  ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui.  acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para Frutas do Mato ou voltar para Família das Myrtaceas

 

.