EUGENIA DYSENTERICA
FAMÍLIA DAS MYRTACEAE |
AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.
|
ARVORE |
FLORES |
FRUTOS |
FRUTOS, POLPA E SEMENTES |
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: CAGAITA vem do Tupi, mais não descobrimos a etimologia do nome. Também é conhecida como Orvalha do campo e Uvalha do cerrado.
Origem: Originaria dos cerradões e cerrados do centro do Brasil, aparecendo de maneira irregular nos estados da Bahia, Minas Gerais, Goiás, São Paulo e Mato Grosso do Sul, Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Eugenia_dysenterica
Características: Arvore pequena de 4 a 8 metros, notadamente decídua (perde as folhas no fim do inverno) de altura com copa arredondada ou cilíndrica de 2 a 4 metros de diâmetro. O tronco é cilíndrico e tortuoso, medindo 20 a 35 cm de diâmetro, com casca suberosa (grossa) e com sulcos profundos no sentido vertical e longitudinal; tendo coloração parda ou castanha. As folhas são opostas, simples, glabras (sem pelos) de textura coriácea (rija como couro). O limbo ou tecido foliar é luzidio ou brilhante na face superior, tem forma arredondada na base e no ápice, medindo 4 a 9 cm de comprimento por 2,5 a 4,5 cm de largura, sob pecíolo de 0,2 a 0,5 mm de comprimento contendo bifurcação com 1 e até 6 flores. As flores são hermafroditas, axilares (nasce na junção da folha e ramos da brotação do mesmo ano) sob pedúnculo ou haste de 1 a 3 cm de comprimento, cíclicas (com vários ciclos), diclamídeas (com dois envoltórios); com cálice (invólucro externo) de 4 sépalas livres, e corola (invólucro interno) com 4 pétalas obovadas (com forma de ovo, só que a parte mais larga voltada para o ápice), brancas, medindo a 1,2 a 1,7 cm de comprimento. O Fruto é uma baga globosa, achatada nos polos de 2 a 4 cm de diâmetro com pele muito fina, amarelo clara quando madura, com polpa gelatinosa, sucosa, agridoce, envolvendo 1 a 2 sementes de 1 a 1,5 cm de comprimento de coloração creme e formato oval.
Dicas para cultivo: É planta de lento crescimento nos 2 primeiros anos iniciais de cultivo, mais é adaptável a diversas condições, podendo ser cultivada em climas com temperaturas anuais entre 18 a 36 graus, resistindo bem a geadas de até menos 3 graus negativos, frutifica em altitudes desde o nível do mar até 1.000 acima do nível do mar. Em seu lugar de origem as chuvas vão de 1.000 a 1.800 milímetros anuais; vegetando bem nos mais variados tipos de solos, principalmente os ácidos com terra do tipo latossolo (amarelada ou avermelhada) ou arenosos, mais que de preferência tenham boa drenagem e sejam profundos. Começa a frutificar com 4 a 7 anos de idade a depender do clima e praticas culturais.
Mudas: As sementes são ovais, recalcitrantes (perdem o poder germinativo em 20 dias). Por isso recomendo que semeie 1 sementes diretamente em saquinhos individuais de 21 cm de altura por 8 cm de diâmetro, contendo substrato de 50% de terra vermelha, 20% de areia e 30% de matéria orgânica bem curtida. Os saquinhos semeados devem ficar em pleno sol e receber irrigação dia sim, dia não. A germinação se dá em 40 a 80 dias, e as mudas atingem 30 cm com aproximadamente 12 meses após a germinação.
Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 4 x 4 m em climas com inverno mais frio e num espaçamento de 6 x 6 m em climas com inverno quente. As covas devem ter 50 cm nas 3 dimensões e convém misturar 30% de areia + 30% de matéria orgânica e 500 g de cinzas de madeira aos 30 cm de terra da superfície da cova. Deixar curtir por 2 meses, e depois já se pode plantar na melhor época que vai de setembro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.
Cultivando: A planta cresce lentamente nos primeiros 2 anos e não necessita de cuidados especiais, apenas deve-se cobrir a superfície com pó de cerra e eliminar qualquer erva daninha que possa sufocar a planta. Adubar com 2 kg de composto orgânico feito de esterco de galinha curtido e 30 gramas de NPK 10-10-10 a partir do mês de outubro. Distribuir os nutrientes à 5 cm superficialmente a 20 cm do caule no inicio do mês de outubro. Fazer apenas podas de limpeza eliminando os galhos voltados e cruzados para o interior da copa.
Usos: Frutifica nos meses de Outubro a Novembro. Os frutos são consumidos in natura e tem sabor delicioso, devendo ser consumido em pequenas quantidades para não causar disenteria como diz o próprio nome cientifico. A polpa pode ser congelada e utilizada para produzir sucos, geleias e sorvetes deliciosos. A árvore é muito bela quando florida e as flores tem grande potencial apícola.
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook
Voltar para frutas do Mato ou Voltar para família das Myrtaceae
.