CARYOCAR BRASILIENSE

 

FAMÍLIA DAS CARYOCARACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO  OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA

FLORES

 

FRUTO VERDE

FRUTO ABERTO E  SEMENTES


 

NOME INDIGENA: Pequi vem do tupi-guarani e significa “Fruto com espinho na semente”, referindo-se a grande quantidade de espinho que forma uma “pele” sobre a semente. Também chamado de Pequi mineiro, Pequi do cerrado e Grão de Cavalo.

 

Origem: Ocorre nos seguintes ecossistemas do cerrado: denso, de campo ralo, sentido restrito, cerradão distrófico e mesotrópfico; distribuindo-se pelos estados da Bahia, Ceará Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Tocantins. Mais informações no link:

http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Caryocar_brasiliense

 

Características: Arvore tortuosa que atinge 7 metros de altura com copa aberta e arredonda e com tronco medindo de 20 a 40 cm de diâmetro, com casca de cor castanha acinzentada. As folhas são compostas e trifoliadas (com 3 folíolos) com pecíolo ou haste de 3 a 12 cm de comprimento. Os 2 folíolos ou folhas laterais têm forma oval, com base aguda e a folha central tem base obtusa (com ângulo encurvado), medindo de 6 a 14 cm de comprimento por 5 a 9 cm de largura. As flores nascem num racemo terminal, com 10 a 20 flores com sépalas côncavas (com forma de concha) e esverdeadas, antes de abrir e depois de abrir com numerosos estames brancos.

 

Dicas para cultivo: A planta tem crescimento moderado, apreciando solos vermelhos e arenosos com rápida drenagem da água das chuvas e pH por volta de 5,3 a 6,2. É resistente a períodos de seca de até 6 meses; porém sofre com geadas sucessivas e com mínimas abaixo de 0 grau. Começa a frutificar com 6 a 7 anos após o plantio.

 

Mudas: As sementes que devem ser semeadas em substrato arenoso à 5 cm de profundidade, cerca de 40% das sementes iniciam a germinação com 40 a 60 dias, passando por um período de dormência e depois de mais 90 a 120 dias no inicio da estação do verão mais uma porcentagem das sementes germina. A muda sente com a falta de irrigação, pois tem sistema radicular fasciculado, ou seja, com raízes finas ou sem formação da raiz principal. A muda atinge 30 cm de altura com        12 meses no viveiro

 

Plantando: Recomendo que seja plantada a pleno sol num espaçamento 6 x 6 m. Fazer covas quadradas com 50 cm de largura, altura e profundidade, adicionando aos 30 cm da terra do solo 3 pás de areia saibro, 3 pás de matéria orgânica bem curtida e 500 g de cinza de madeira. A melhor época de plantio é novembro a janeiro, convém irrigar 10 l de água após o plantio, repetindo a irrigação a cada 10 dias se não chover.

 

Cultivando: A planta não necessita de cuidados especiais, apenas as covas devem ser largas e profundas, pois a planta tem raiz superficial e fasciculada. Fazer podas de formação e eliminar os ramos e galhos que crescerem para a lateral. Adubar com composto orgânico, pode ser 6 kg de cama de frango bem curtida + 50 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 3ª ano. Distribuir os nutrientes à 5 cm de profundidade, em círculos distanciados à 20 cm do tronco.

 

Usos: Frutifica de fevereiro a março. Os frutos são muito usados para se cozinhar com arroz ou outros pratos salgados. A amêndoa ou castanha é comestível e muito saborosa. A arvore é ornamental. O óleo da polpa tem efeito tonificante, sendo usado contra bronquites, gripes, resfriados e controle de tumores. O chá das folhas é tido como regulador menstrual, combatendo também enfermidades dos rins e bexiga. Na cosmética o óleo é usado para fortalecer a pele.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook

 

 

SAIBA MAIS SOBRE A NOMENCLATURA, ORIGEM, HISTÓRIA, DESCRIÇÃO DA PLANTA, PRATICAS CULTURAIS, PROPRIEDADES MEDICINAIS E NUTRICIONAIS

COMPRANDO O LIVRO “COLECIONANDO FRUTAS”

 

Voltar para Frutas do mato ou Voltar para Caryocaraceae

 

 

.