CAMPOMANESIA SESSILIFOLIA VAR. BULLATA
FAMILIA DAS MYRTACEAE |
AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.
|
PLANTA |
FLORES |
|
|
FRUTOS |
FRUTOS, POLPA E SEMENTES |
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Ibabiraba vem do tupi guarani e significa “fruto Brilhante” ou Cambiraba de Caa – folha ou erva, e Raua – Brilhante ou seja “erva da folha brilhante” característica bem notória visto que os frutos e as folhas brilham ao menor sinal de luz. Também chamada de Guabiroba verde.
Origem: Ocorre nos campos e Cerrados do Pantanal principalmente no Mato Grosso do Sul e Minas Gerais, Brasil. Mais informações no link:
http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Campomanesia_sessiliflora
Características: É um arbusto de médio porte, atingindo 4 m de altura, com tronco tortuoso de casca fina que se desprende facilmente ao toque. As folhas são simples, brilhantes e com nervuras amareladas bem visíveis, medem de 6 a 10 cm de comprimento por 2 a 3,5 cm de largura. Distingue-se das outras espécies por ter pecíolos (haste das folhas) atrofiado, ficando esta posta quase que diretamente no ramo, por isso recebe o nome Sessilifolia (folha séssil). As flores são solitárias ou em grupos de 2 a 4 nas axilas das folhas, com 5 pétalas brancas e muitos estames (pequenos tubos masculinos) e anteras (pequenas glândulas) amareladas. Os frutos são bagas deprimidas de 2 a 3,5 cm de diâmetro por 1 a 1,7 cm de altura.
Dicas para cultivo: Arvore de crescimento lento principalmente na faze de viveiro. Após formada a planta é resiste a geadas de -3 grau, vegeta bem em qualquer altitude. O solo pode ser profundo, úmido, acido, com constituição arenosa e com boa fertilidade natural. A arvore inicia a frutificação a partir do 3 ano e necessita de cuidados especiais na faze juvenil pois a planta é delicada e muito sensível a seca no primeiro ano. A melhor época de plantio é o mês de novembro.
Mudas: As sementes são minúsculas, medindo no máximo 2 a 3 mm, são recalcitrantes (perde o poder germinativo rapidamente). Devem ser plantadas diretamente em embalagens individuais contento substrato feito de 60% de terra vermelha e 40% de matéria orgânica bem curtida. Colocar 2 ou 3 sementes por embalagem. A germinação inicia-se com 40 e vai até 100 dias. É necessário uma seleção cuidadosa das sementes, pois a maioria é estéril. As mudas ficam com 20 cm de altura com cerca de 12 meses no viveiro.
Plantando: Deve ser plantada a pleno sol num espaçamento 5 x 5 m. No primeiro ano deve receber irrigação constante. As covas devem ter 50 cm de altura, largura e profundidade e ser preparadas (com os 30 cm da superfície) misturando 300g de calcário e 500g de cinzas, 30% de areia e 7 kg de matéria orgânica bem curtida. A partir do terceiro ano, Irrigue somente quando faltar água na época da florada.
Cultivando: Fazer apenas podas de formação da copa e eliminar os galhos que nascerem na base do tronco ou aqueles que estiverem voltados para o interior da copa. Adubar com composto orgânico, pode ser 4 kg de composto orgânico bem curtido + 30 gr de N-P-K 10-10-10 dobrando essa quantia a cada ano até o 4ª ano.
Usos: Frutifica de fevereiro a abril. É a espécie de Guabiroba que tem os frutos mais saborosos para consumo in natura. A polpa produz ótimos sucos, geleias e sorvetes. As flores são produtoras de néctar e pólen para abelhas silvestres. Os frutos têm grande potencial para o mercado consumidor de frutas exóticas.
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook
Voltar para Frutas do mato ou Voltar para myrtaceae
.