BROMELIA
REGNELLII FAMILIA DAS BROMELIACEAE |
AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM
ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA
DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER
DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA
COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS
FRUTAS DO MATO OU O LIVRO
COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU
TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO
FINAL DESSA PAGINA. |
|
|
PLANTA |
FLORES |
|
|
FRUTOS MADUROS |
Frutos, polpa e sementes |
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO: Caraguatá vem do tupi-guarani e significa “erva da folha fibrosa e a sequência de vários A indica que os frutos são comestíveis. Também chamada de Caraguatá de cachorro e Gravatá banana.
Observações: Descobrimos essa espécie pela primeira vez em novembro de 2.011; e só agora em janeiro de 2.013 é que conseguimos identificá-la como Bromélia regnelli que foi descoberta pela primeira vez na Serra Branca nas proximidades de Caldas no parque municipal da Pedra Branca em Minas Gerais. Fico satisfeito de informar o novo registro de ocorrência da espécie para o estado de São Paulo.
Origem: Encontrada pela primeira vez (Por Helton Josué) na borda e interior da floresta semidecidua no estado de São Paulo. Mais informações no link:
http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Bromelia_regnellii
Características: Planta terrícola formando densa touceiras de até 1,50 m de altura por até 3 m de diâmetro. As folhas são dispostas em rosetas (Nascem a partir de um eixo em espiral), são esbranquiçadas e muito fáceis de destacar da base que tem um caule muito curto do qual saem diversas raízes laterais. As folhas medem 60 a 142 cm de comprimento por 1,3 a 2,4 cm de largura, são caniculadas (como calha) e tem espinhos pequenos curvos e esbranquiçados. As flores nascem em cimeiras (Tipo de cacho que termina com uma flor) com ramificações bi ou tri-partidas de 2,5 a 6,3 cm de comprimento. As flores individuais ainda não foram vistas. Os frutos são bagas oblongas (mais longos que largos) de 3,5 a 6,5 cm de comprimento por 1,8 a 3,1 cm de largura, contendo polpa esbranquiçada com fileiras de sementes discóides.
Dicas para cultivo: Planta rara de fácil cultivo. Diferentemente de outras espécies, ela gosta de solos úmidos (não tolera encharcamento) e ricos em matéria orgânica. Também aprecia sombra e prefere solos ácidos, com pH entre 4,6 a 5,9. Essa espécie é resistente a geadas de até -1 graus, mais não resiste a secas que durem mais de 4 meses.
Mudas: A planta adulta solta poucos ou senão 1 estolão ou muda por ano. Por isso precisa ser propagada por sementes que germinam bem em substrato feito de 40% de terra de horta, 30% de folhas moídas e se decompondo e 30% de areia. A germinação ocorre em 40-60 dias e as plântulas crescem lentamente atingindo 20 cm com 15 meses de vida. Formar as mudas em local sombreado. Desconheço o tempo que essa espécie leva para frutificar.
Plantando: Recomendo que seja plantada na sombra de outras arvores ou na borda de mata onde pegue o sol da manhã. Plantar num espaçamento 60 cm x 60 cm entre plantas. Fazer covas com 40 cm de largura, profundidade e comprimento e misturar a terra 30% de areia, 40% de folhas apodrecidas e 30 de esterco de curral bem curtido. Melhor época de plantio é outubro a novembro, convém irrigar 10 l de água após o plantio e a cada 15 dias se não chover.
Cultivando: A planta cresce lentamente e não necessita de cuidados especiais, é imprescindível o cultivo dessa espécie para que não entre em extinção. A Adubação deve ser feias apenas com o amontoamento de folhas e capim cortado por volta da planta.
Usos: Frutifica em Fevereiro a Abril. Os frutos são grandes com polpa brancacenta acidulada e de bom paladar. A Polpa produz suco refrescante e de bom sabor.
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas
disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook
Voltar para Frutas do Mato ou Voltar para Bromeliaceae
.