BILLBERGIA AMOENA

 

FAMILIA DAS BROMELIACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

 

PLANTA

FLORES

FRUTOS MADUROS

FRUTOS ABERTOS, POLPA E SEMENTES

 

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO : Guaricana-uva “Folha fina fibrosa” Uva “Cacho de fruto! Também chamada de Bromélia de flor verde.

 

Origem e distribuição: nasce sobre a forquilha das arvores ou no solo, sendo bastante comum nas florestas atlântica e semidecidua da região sul e sudeste do Brasil. Mais informações no link:

 http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Billbergia_amoena

 

Características: planta epífita que nasce sobre as arvores ou sobre amontoado de folhas no solo, tem forma de abacaxi, porém suas folhas verdes opacas são tipicamente estreitas e elípticas (levantadas para cima). Forma densas touceiras diversas plantas com folhas de 20 a 38 cm de comprimento por 1,5 a 2,6 de largura, com margem lisas e espinhos bem pequeninos. A inflorescência sai do centro da cisterna (copo da bromélia) com brácteas cor de rosa na base e cacho com flores tubulares de cor verde com detalhe azul nas bordas, protegendo estames (tubos masculinos) com antera (órgão masculino) amarelo escuro. Os frutos são bagas de 2 cm de comprimento, costadas, azuladas; com casca fina, polpa liquida, gelatinosa e adocicada.

 

Dicas para cultivo: pode ser cultivada em vasos com substrato feito de cascas, folhas e pedaços de galhos secos apodrecidas. Também pode ser cultivada em forquilhas de arvores que tenham casca grossa ou no solo em canteiros com substrato bem poroso e drenado. A planta resiste a geadas de até – 3 graus e suporta muito bom a falta de água por até 3 meses.

 

Mudas: As sementes são pequenas e dever ser lavadas em água corrente para retirada da polpa grudenta (mecanismo esse que ajuda a colar as sementes nas cascas de arvores), e secas no sol por 3 horas. Depois, é só semear superficialmente em substrato de terra vegetal. A germinação ocorre em 30-60 dias. O crescimento das mudas é lento atingindo 30 cm com 12 meses de plantio. Pode ser propagadas por mudas retiradas da planta mãe. Mudas oriundas de sementes iniciam frutificação com 3 a 5 anos, mudas da touceira frutificam com 1 ano.

 

Plantando: Deve ser plantada sempre na sombra ou em bosques sobre arvores grandes e cascudas onde penetrem raios solares. Os vasos devem ser rasos no máximo com 30 cm de altura e devem ser preenchidos com pedaços de casca de arvores e folhas apodrecidas ou casca de arroz curtida + 40% de terra vermelha fértil. Uma vez por ano jogue por baixo das folhas da bromélia, umas 100 g de matéria orgânica bem curtida. A irrigação deve ser feita somente se não houver sereno/orvalho ou chuva constante.

 

Cultivando: A medida que a planta frutifica aquela roseta que já produziu frutos, não produz mais; porem a mesma mantém a vitalidade e vai soltando rebentões que formam novas plantas produtivas. A cada 3 anos convém fazer o desbaste da touceira eliminando ou retirando as partes mortas, podendo a planta ser separada em novas mudas que podem ser plantadas em outros vasos ou sobre outras arvores.

 

Usos: Frutifica de novembro a fevereiro. Colher os frutos quando estiverem com 70% da superfície azulada,daí é só partir e sorver a polpa com um sabor que não sei descrever, só sei que é deliciosa. As flores atraem os beija-flores e borboletas e os frutos atraem diversas espécies de pássaros.

 

 

VOLTAR PARA FRUTAS NATIVAS OU PARA FAMÍLIA DAS BROMELIACEAE