AECHMEA WARASII

 

FAMILIA DAS BROMELIACEAE

 

AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA.  

 

PLANTA

FLORES

CACHO DE FRUTAS

DETALHE DE FRUTAS MADURAS

 

NOMENCLATURA E SIGNIFICADO : CAROÁ-TANGA “folha fibrosa que dá fruto avermelhado em talo longo”. Também recebe o nome de Chupa-chupa de cacho ou Bromélia-uva.

 

Origem e distribuição: Endêmico da floresta atlântica do Rio de Janeiro e do Espírito Santo e norte do estado de São Paulo, ocorrendo sempre próximo ao litoral do Brasil . Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Aechmea_warasii

 

Características: Planta epífita que nasce sobre as arvores, formando rosetas (folhas sobrepostas como rosas) de 35 a 55 cm de altura; por diversas vezes formando aglomerados com varias rosetas. A planta tem em 12 a 19 folhas sobrepostas circularmente, formando um tubo ou poço no meio. Cada folha medem de 30 a 60 cm de comprimento por 4 a 9 de largura, com margem lisa e sem espinhos. A inflorescência é simples, pendula, medindo 45 a 70 cm de comprimento e nasce no centro da roseta. As flores se formam no ápice da roseta e logo em seqüência produzem frutos do tipo bagas que são oblongas (mais longa que larga) de 1,5 a 2,2 cm de comprimento por 1 a 1,5 cm de diâmetro, contendo arilo gelatinoso doce envolvendo algumas sementes milimétricas.

 

Dicas para cultivo: Deve ser cultivada no alto das arvores em forquilhas onde se conserve a umidade e a matéria orgânica morta ou até em vasos com substrato feito de cascas e folhas apodrecidas misturadas com 40% de terra fértil. A planta resiste a geadas de até – 2 graus se estiver na sombra, podendo ser completamente queimada se estiver no ar livre em dias de geadas. A planta também suporta falta de água por 2 ou 3 meses. Essa espécie frutifica melhor em vasos onde não falte irrigação pelo menos 2 vezes na semana.

 

Mudas: As sementes são pequenas e podem ser lavadas em água corrente para retirada da polpa do arilo gelatinoso e secas no sol por 3 horas, semear superficialmente em substrato de terra vegetal. A germinação ocorre em 30 a 60 dias. O crescimento das mudas é lento atingindo 15 cm com 18 meses de plantio. Pode ser propagadas por mudas retiradas da planta mãe. Mudas oriundas de sementes iniciam a frutificação com 5 anos; enquanto que mudas retiradas da touceira adulta frutificam com 2 a 3 anos. 

 

Plantando: Deve ser plantada sempre em local sombreado ou no meio de bosques sobre arvores grandes e cascudas onde penetrem raios solares. No solo pode ser plantada com espaçamento de 3 x 3 m. Faça canteiros fofos de uns 20 cm de altura, use folhas apodrecidas, pó de arroz ou maravalha de serragem ou casca de pinus misturada com a terra. Uma vez por ano jogue por baixo das folhas da bromélia 1 kg de matéria orgânica bem curtida. A irrigação semanal é necessária onde chove pouco e para aumentar a produção e tamanho dos frutos. Para cultivar em vasos use substrato feito de fibra de coco 30%, pedaços de galhos apodrecidos 20% e uma mistura de 25% de matéria orgânica bem curtida e 25% de terra virgem.

 

Cultivando: A medida que a planta frutifica aquela roseta que não produz mais frutos vai ficando feia, por isso as folhas podem ser podadas, dando espaço para novas brotações. A cada 3 ou 4 anos convém fazer o desbaste da touceira eliminando ou retirando as partes mortas, podendo usar parte dos bulbos que podem ser plantadas no solo em vasos ou sobre outras arvores, dando origem a novas e vigorosas plantas.  

 

Usos: Frutifica de setembro a dezembro. Colher as bagas quando estiverem completamente rosadas e macias ao apertar levemente, daí é só sorver a polpa gelatinosa ou utilizá-la para fazer suco. Essa é uma espécie muito rara e por isso é muito importante cultivar para sua preservação.

 

Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook

 

 

Voltar para fichas de Frutas do mato ou  Para família das Bromeliaceae

 

.