LEPISMIUM CRUCIFORME FAMILIA DAS CACTACEAE |
AGRADECEMOS SUA VISITA E DESEJAMOS QUE AS INFORMAÇÕES LHE SEJAM
ÚTEIS PARA AJUDAR A PRESEVAR NOSSA FLORA E MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA. MAS GOSTARIA
DE LEMBRAR QUE MUITO TRABALHO, PESQUISAS E CUSTOS ESTÃO ENVOLVIDOS PARA PODER
DISPONIBILIZAR INFORMAÇÕES GRATUITAMENTE. DESSA FORMA APRECIAREMOS SUA
COLABORAÇÃO EM ADQUIRIR OS GUIAS FRUTAS DO MATO OU O LIVRO COLECINANDO FRUTAS V. 2 PARA
AJUDAR A MANTER O PROJETO, OU TAMBÉM ACEITAMOS DOAÇÕES QUE PODERÁ NOS
ESCREVER SOBRE NO E-MAIL QUE ESTÁ NO FINAL DESSA PAGINA. |
|
|
Planta
cultivada no vaso |
Planta na natureza |
|
|
Flores |
Frutos maduros |
NOMENCLATURA E SIGNIFICADO : CANAMBAIA “Folha caída ou debruçada que dá fruta”. Também chamada MINI PITAYA baby, Pitainha de forquilha e Cruzeta ou cacto correia.
Origem e distribuição: nasce sobre a forquilha das arvores ou no solo, sendo bastante comum nas florestas atlântica e semidecidua da região sul e sudeste do Brasil. Mais informações no link: http://servicos.jbrj.gov.br/flora/search/Lepismium_cruciforme
Características: planta epífita (nasce sobre as arvores) ou rupícola (sobre amontoado de folhas no solo), com folhas foncas caídas com forma de correia. As folhas ou artículos são oblongos (mais longo que largo), alados, trigonos (três lados) ou teragonos (quatro lados), medindo 15 a 90 cm de comprimento por 7 a 14 mm de largura, com ondulações próximas (2,5 cm) ou distantes ( 5,5 cm) entre si. O ápice do articulo tem arestas angulosas e são vilosas (tem pelos longos). Os ramos pode ser debruçados (caindo sobre o tronco de arvores) ou escaladora ou reptante (rastejante) com raízes adventícias abundantes e dispostas ao longo dos artículos ou laminas; raízes esta que a planta usa para se prender em diferentes superfícies. As flores são brancas e surgem em aréolas dispostas nas partes profundas das ondulações, que são densamente pilosas, com pelos de 4 a 5 mm de comprimento. Os frutos são bagas de 7 a 1,3 cm de diâmetro, de cor vermelho brilhante quando madura, com polpa gelatinosa e adocicada envolvendo sementes milimétricas pretas.
Dicas para cultivo: Pode ser cultivada em vasos com substrato feito de cascas, folhas e pedaços de galhos secos e apodrecidos; ou sobre forquilhas de arvores que tenham casca grossa ou no solo em canteiros com substrato bem poroso e drenado. A planta resiste a geadas de até – 3 graus e suporta muito bom a falta de água por até 5 meses. Aceita bem a sombra, (mas o local deve ser bem iluminado) ou o sol e quando exposta ao sol os artículos ou folhas adquirem coloração roxa avermelhada.
Mudas: As sementes são muito pequenas e dever ser postas numa peneirinha e lavadas em água corrente para retirada da polpa grudenta (mecanismo esse que ajuda a colar as sementes nas cascas de arvores), e secas no sol por 3 horas. Depois, é só semear superficialmente em substrato de terra vegetal. A germinação ocorre em 30-60 dias. O crescimento das mudas é lento atingindo 30 cm com 12 meses de plantio. Pode ser propagada mais facilmente por plantar pedaços de artículos maduros (com 8 a 15 cm de comprimento) podados da planta mãe e enterrando 2 a 3 cm da base em substrato rico em matéria orgânica. Mudas oriundas de sementes iniciam frutificação com 4 a 5 anos, mudas feitas de estacas frutificam com 1 a 2 anos.
Plantando: Deve ser plantada em local onde pegue o sol da manhã ou na sombra em local bem iluminado ou sobre arvores grandes e cascudas, onde penetrem raios solares. Os vasos devem ser rasos no máximo com 30 cm de altura e devem ser preenchidos com 50% de pedaços de casca de arvores e folhas apodrecidas ou casca de arroz curtida + 30% de terra vermelha fértil e 20% de matéria orgânica bem curtida. Uma vez por ano jogue no pé da planta umas 100 g de matéria orgânica bem curtida. A irrigação deve ser feita somente se não houver sereno/orvalho ou chuva constante.
Cultivando: A medida que a planta for crescendo, os ramos podem ser amarrados para subirem no tronco da arvore; ou se a planta estiver plantada num vaso os artículos podem ser podados quando crescerem por mais de 1 m de comprimento. Os ramos das podas podem ser usados para fazer mudas. A cada 3 ou 4 anos convém tirar a planta do vaso para trocar de substrato ou ainda dividir a planta em 2 vasos.
Usos: Frutifica de janeiro a março. Apesar de os frutos serem pequenos, tem sabor adocicado e agradável. A planta é muito ornamental para ser cultivada dentro da casa em áreas ou varandas. Os frutos atraem diversas espécies de pássaros.
Consulte-nos pelo e-mail hnjosue1980@gmail.com ou veja nosso catalogo de mudas disponíveis
clicando aqui. – acompanhe-nos no Facebook
VOLTAR PARA FRUTAS DO MATO OU PARA FAMÍLIA DAS CACTACEAS
.